sábado, 11 de janeiro de 2014

O fim da descrença

Sleeping Sickness

Eu sempre achei que adotando a postura de pessoa pessimista quando o assunto sou eu mesma e minhas habilidades, estaria me protegendo do mundo. Eu sempre vi vestibulandos e suas altas expectativas caírem por água a baixo ao saberem que não entraram na universidade que queriam. Eu assistia àquilo e pensava que aquele choro desesperado seria meu dali a alguns anos, então, para assegurar que o fato nunca aconteceria, eu me tornei a descrença em pessoa e nunca deixei que alimentassem esperanças por mim - pelo menos não na minha frente. Doeria menos, ao meu ver. Ou aparentaria aos outros que doeu menos para mim.

Após o Enem, que eu prestei esse ano só por experiência, cheguei domingo à noite em casa emburradíssima com a minha pontuação. Mesmo leiga no assunto, achava que tinha sido horrível e que não passaria em nada. Entretanto, quando me perguntavam quantas questões eu acertei e eu dizia, faziam uma cara de espanto que eu fingia entender e me davam parabéns. E quando saíram as notas, essa segunda feira, eu juro que fiquei impressionada porque fui muito melhor do que eu pensava, do que eu tinha espalhado para os outros que seria. E foi daí que eu percebi que a descrença que eu tinha incorporado agora era real.

Apesar de todos os inconvenientes que o Enem me trouxe, como passar horas numa fila, ficar sem comer durante um domingo inteiro porque o chocolate derreteu devido ao sol e às horas na fila, me odiar por ter olhado o gabarito do primeiro dia assim que cheguei em casa (não façam isso), ter uma dor de cabeça horrenda a cada fim de prova, apesar mesmo, eu faria outra vez, já que foi devido a ele que eu descobri que eu posso fazer melhor do que achava que podia. E que se for pra chorar numa reprovação, que seja! Já que é começo de ano, uma das minhas promessas é acabar com a minha descrença e modéstia.

Já escrevi por aqui sobre a indecisão que eu tinha com relação a minha profissão futura, mas acredito já ter sanado todas as dúvidas: aqui vos fala uma futura neurologista, que, modéstia à parte, será uma das melhores do país. Eu acredito em mim.

Aguardemos mais uns anos.

4 comentários:

  1. Todos nós precisamos acreditar em nós mesmos e parabéns pela nota do enem.
    E parabéns pela profissão, já passou pela minha cabeça ser neurologista. Qualquer profissão voltada para saúde é digna dos parabéns de todo o mundo. É onde salvamos vidas.

    Parabéns,

    beijos e ótima semana

    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que essa descrença que construiu como uma espécia de barreira protetora, possuí seus lados positivos e negativos. É necessário olhar para os dois extremos e optar por um deles. Até quanto isso pode ser bom? Fico feliz que tenha se saído bem na prova, mesmo que só por experiência. Beijos.

    ACESSO PERMITIDO: Perfeitos seres.
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O pessimismo te traz uma vantagem: Se surpreender quando coiss boas acontecem e não se frustrar tanto quando elas não acontecem. MAS, é muito péssimo ficar na neura de que tudo vai dar errado. Faz muito bem em acreditar mais em si e no que pode fazer/conseguir, com os pés no chão, claro. Sempre procurando fazer o seu melhor ><

    E aguardo o ano em que virá aqui e postará que passou na universidade que quer ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte, vc vai conseguir!! E, de quebra, não deixe de escrever... vc escreve super bem!!! BJss

    ResponderExcluir