sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A vida é bela (e merece um post)

"A vida é bela. Que as futuras gerações a livrem de todo mal e opressão, e possam desfrutá-la em toda sua plenitude."

Tumblr_lmn533hnap1qaxm50o1_500_large

Acredito que todos já tenham assistido ou ao menos ouvido falar desse filme ao longo da vida. Lembro de ter ouvido falar nele pela primeira vez quando estava no oitavo ano. Estávamos estudando roteiro em Redação e vinha uns trechos engraçados desse filme no livro. A professora até o recomendou, mas eu não assisti. Para minha defesa: ninguém assistiu. Hoje em dia sigo mais as dicas de livros/filmes/documentários que os professores dão, porque o assunto realmente é melhor fixado dessa forma, porém, aos 13 anos, o orkut estava no auge e isso diz tudo.
Uma prova de que tudo que tem que ser, será: hoje eu o assisti. Poderia postar uma foto minha chorando horrores, já que uma imagem fala mais que mil palavras. Entretanto, como isso é um blog e não um instagram, vamos às palavras.

 300703_221473807905683_221464931239904_555587_669655156_n_large

"Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam."

O começo da história, além de ser linda, é muito engraçada. O Guido faz qualquer um morrer de rir com suas aparições surpresas e aventuras, tudo para conquistar a Dora. Acredito que toda mulher queria um louco assim na vida dela. Mesmo já no campo de concentração, Guido faz tudo parecer mais bonito, mais legal. O perigo deles é grande, é claro, mas ele faz de tudo para dar a entender ao seu pequeno Giosué que aquilo é um jogo e que eles estão em primeiro lugar. A facilidade com que ele inventa desculpas e cria histórias é incrível. A situação não é nada boa: velhos e crianças sendo levados e mortos na câmara de gás (Giosué só escapa porque odeia tomar banho, e tinham dito a ele que aquilo era para eles se lavarem), o trabalho ficando cada vez mais desgastante e insuportável. Mesmo assim, Guido faz tudo parecer bem. Faz de conta que a vida é mesmo bela. 
Talvez ela seja, se a gente souber onde achar a  tal beleza. 
Digo isso porque o Guido e seu pequeno a encontraram. Mesmo sendo judeus, mesmo sofrendo uma das maiores injustiças causadas através da ignorância humana, mesmo longe da mulher que os dois amam - notem a quantidade de "mesmo" nesse parágrafo - eles não se entregaram à letargia como todo o resto. Embora estando na pior posição que um cidadão italiano poderia estar naquele momento, transformaram, ou melhor, Guido o transformou numa brincadeira que até eu participaria se não soubesse a real situação dos fatos. 
Amor. Amor fez tudo isso. Amor pelo filho, pela mulher que conquistou com tanto sacrifício, amor à vida. 
E é engraçado como um personagem nos ensina tantas coisas. Quem vai morrer marchando feito um bobo?  Quem chupa ferrão de vespa? Quem traz um cavalo a um baile pra salvar quem não aguenta mais a festa?  Quem serve de tradutor sem não entender uma palavra da língua que precisa traduzir? O Guido, lógico. Porque durante a sua mísera existência aqui, ele não sobreviveu (como a maioria de nós fazemos), ele viveu. E é isso que todos deveríamos fazer.
A vida não é perfeita para ninguém, mas isso não a faz menos bela. 

essa cena <3

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. No colegial eu raramente via aos filmes que os professores indicavam. rs
    E desse filme, acredite nunca ouvi falar, ou se já ouvi não me lembro, mas gostei da forma como escreveu sobre ele, parece ser um filme que vou gostar.
    Boa dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse filme e achei triste apesar de ter partes engraçadas. Não gosto muito de ver filmes tristes que tenham crianças no elenco. Beijos

    Mundo de Nati
    @meuamorpravoce

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir