domingo, 2 de junho de 2013

Emagrecer para quê?

Numa certa época, e acontece com todos, mesmo que em diferentes estágios da vida, o cuidado com a aparência aparecerá. Talvez por todos ao seu redor estarem cuidando das suas aparências, talvez por causa de alguma paixão. Enfim, chegará a época em que você olhará bem no espelho e se perguntará: eu sou bonita? Ou, quem sabe, pior ainda: eu sou magra?
Vejo muito falso moralismo por aí. As pessoas gostam muito de dizer que não ligam para aparências, magina!, isso não é importante, mas passam horas e gastam fortunas para manter suas vaidades. Vivem dizendo que o importante é a beleza interior, mas não fazem nada para cultivar a sua. Sempre se preocupam com o lado de fora, sempre.
Daí venho eu, querendo trazer alguma lógica para o mundo, e digo: não, não quero emagrecer. Já quis, sim. Hoje não mais, somente porque não faz sentido. Por que irei eu, que não tenho nenhum problema de saúde, querer perder minha companheira gordura? Por que eu me matarei de exercitar e me privarei das coisas que mais gosto de comer? Só pra ter o corpo das mocinhas da novela? Ah, por favor, né.
Sou melhor que isso. Nós somos melhores que isso. Não há problema nenhum em ser gordo (desde que isso não esteja interferindo na sua saúde, só deixando claro). Se eu gastar meu precioso tempo tentando entrar num manequim 36 é como se eu concordasse com o que a sociedade doentia em que vivemos nos impõe, e eu não concordo, definitivamente não.
As pessoas têm o errôneo pensamento de que, com dez quilos a menos, todos os seus problemas irão embora junto com a gordura. Talvez com menos peso algumas portas se abram, sim, mas isso não tornará a pessoa mais feliz e nem muito menos sem problemas.
Eu digo isso porque, quando coloquei minhas lentes de contato, nossa, foi o máximo. Achei ingenuamente que tudo iria mudar. Que nada! Está tudo igual. E por quê? Porque a Luana que eu sou não mudou. A aparência mudou.
Para mim, se é para perder tempo, que seja aprendendo a gostar de si do jeito que se é. E não tentando mudar, como se quem você é não fosse bom o suficiente. Se é para perder tempo, que seja aperfeiçoando as suas particularidades, e não acabando com elas porque "dizem por aí" que elas não servem. Se é para perder tempo, que seja escrevendo o conteúdo do seu livro, e não enfeitando demais a capa.
Não digo que é fácil, ainda mais quando todos ao seu redor estão demasiadamente preocupados com seus corpos. Peço desculpas à sociedade por não almejar os objetivos que ela me prega, mas quero pelo menos tentar transformar esse mundo num lugar mais agradável de se viver. Por que, afinal, para que eu vou querer me parecer com as mulheres que saem nas capas de revista se quando quem eu sou já é perfeitamente bom?

Large 

2 comentários:

  1. Super concordo com você, Luana! Eu sempre estive numa guerra com a balança, mas só pra me adequar aos padrões, sabe? Mas cansei. Meu namorado me dá o maior apoio do mundo dizendo que ele não está nem aí se engordei ou emagreci (aquele lindo *-*), mas que ele se preocupa com a minha alimentação pobre de nutrientes, sabe? E eu, de fato, também estou me preocupando com isso agora e por causa disso tentarei entrar nos eixos.

    Viva a saúde (e não a magreza imposta pela mídia)! =)

    (tem meme pra você responder lá no blog ;*)

    ResponderExcluir
  2. Luana, parece que ouvi sua voz quando li este texto.. Hehehe.

    Adorei a forma pela qual você conseguiu tratar um assunto tão sério de forma tão delicada. Seu jeito de pensar é muito maduro. Realmente, é muito difícil mudar o pensamento com relação a isso, às vezes quero perder 20kg, mas nunca deixarei de comer algo que gosto por conta do peso.. :p

    Estou gostando muito do seu Blog, obrigada por me apresentá-lo.

    ResponderExcluir