quinta-feira, 5 de julho de 2012

Os Imortais: eu li

Eu não sou muito de falar de livros por aqui. Só que, após conseguir, finalmente, terminar de ler a série Os Imortais, senti-me obrigada a falar dela aqui. Afinal, foram uns dois anos para eu ler tudo.
Quem ler série, sabe como isso é horrível. O livros sempre acabam na melhor parte. E quando você vai atrás do próximo, não o encontra - ou, se o encontra, não pode comprar. E quando finalmente consegue, simultaneamente, encontrar o livro enquanto tem dinheiro para comprá-lo, nem lembra mais o que aconteceu no último lido. 
A minha tia foi quem me presenteou com o primeiro livro da série. Li e gostei. Muitos meses depois comprei o segundo, que li numa manhã só de tão envolvida que fiquei e também porque não tinha muita coisa para fazer, pois estava de férias. O terceiro, Terra de Sombras, só veio nas férias seguintes. O quarto foi presente. O intervalo entre o quinto e sexto livro foi o menor de todos, acho que não passou de um mês, isso porque eu abusei muito minha querida mãe. Não aguentava mais me deparar com uma personagem no meio da história e me perguntar: quem é essa e de onde saiu, pelo amor de Deus? Só depois eu lembrava da coitada, que de tão secundária foi ofuscada pelas personagens principais - Ever (que é muito imatura e faz tudo errado) e Damon (que, só para constar, é descrito pela autora como o namorado perfeito que toda adolescente bobinha e romântica, assim tipo eu, queria ter: é bonito, fofo, inteligentíssimo, sexy, esperto, carinhoso e, o mais importante: ama-te incondicionalmente, não se importando pelas besteiras que você fez ou fará, porque vocês foram destinados a ficar juntos... quem não queria um desses, me diz?)
Longe de mim resenhar os seis livros. Primeiro porque eu teria que lê-los novamente, já que a história é tão complexa e cheia de detalhes que eu não lembro de tudo. Segundo porque isso demanda esforço e eu, no momento, estou com frio, preguiça e louca para ir assistir Friends, pois minha prima (obrigada, Thayná) me emprestou uns DVDs com a primeira temporada inteira. 
Então, o que vocês precisam saber: Ever e Damon têm problemas, problemas, problemas e mais problemas.  Eu até que poderia dar uma de contra spoilers, mas, caramba, quem não pode deduzi o final disso? Sim, logicamente eles terminam juntos e felizes.
Do jeito irônico que eu estou escrevendo parece até que eu não gostei dos livros. Muito pelo contrário, eu os amei. Morri e ressuscitei de raiva quando, durante os primeiros cinco livros, a Ever só fez burrada. Admito, ela queria concertar as coisas. MAS ELA NUNCA FAZIA NADA CERTO! Ela só piorava tudo e depois ficava com aquele mimimi. Aí depois eu morria e ressuscitava novamente quando o Damon ia lá reconfortá-la. Eles continuaram juntos mesmo quando não podiam se tocar! É muito amor, só coisa de livro, mesmo...
Enfim, a Ever só vai tomar jeito e endireitar as coisas no sexto livro. É claro que a história é muitíssimo mais complexa que isso, tem dezenas de personagens. E, como eu disse, os dois passam por diversos problemas (a maioria causados pela Ever tentando solucionar outro). 
Eu particularmente gostei do final. Foi totalmente inesperado. Gosto assim, odeio livros previsíveis. Gostei tanto que deixei escapulir umas lágrimas. Não vou contar o final para vocês, porque, na maior inocência, animada com o fim da série, contei o final para a minha amiga (que também estava acompanhando, por influência minha, só que a uns dois livros antes) e ela quase me engole viva. Só vai ler quando tiver esquecido o que acontece. Eu sei, também odeio quando me contam finais, mas vocês têm de perceber que eu estava muito emocionada. Da próxima vez, só o meu diário fica sabendo. 
Foram seis livros, acho que quase umas duas mil páginas, mas, como eu sou legal e amigável, vou resumir a série inteira em uma linda e emocionante frase para vocês colarem na porta de suas geladeiras:
Não importam as barreiras, não importa a época, não importam as conspirações das pessoas, não importam quantas vezes você reencarne: sua vida já está escrita, você e sua alma gêmea vão sempre se reencontrar e, se estiverem destinados a ficarem juntos, assim será, para sempre... porque, talvez, o para sempre exista.

Um comentário:

  1. Né por nada não, mas já falaram tanto desses livros que eu quero MUITO ler logo!

    ResponderExcluir